Os problemas relacionados às ocupações e loteamentos irregulares podem ser solucionados a partir da aplicação da metodologia de reordenamento da ReNascer em conjunto com o desenvolvimento de ações de regularização fundiária, possibilitando o acesso das famílias à infraestrutura e aos títulos de propriedade de seus lotes.

Reunião comunitária para discutir os processos de reordenamento comunitário

Para que o reordenamento possa ocorrer da melhor forma é essencial que o processo seja participativo, a comunidade deverá opinar sobre como deseja seu espaço e seu local de moradia e esclarecer suas dúvidas. 

reordenamento-04v2

proprietário da área, a prefeitura e o Ministério Público, participam da construção desse trabalho através de reuniões e debates sobre o futuro da ocupação e a atribuição de responsabilidades. Durante todo esse processo a ReNascer realiza a mediação entre todos os envolvidos. 

reordenamento-05

Paralelamente, a nossa equipe também realiza diversos estudos e levantamentos na área para que seja construído o projeto urbanístico do reordenamento.

 

reordenamento-06

Tendo em vista que se trata de um processo participativo, a comunidade terá o dever de acompanhar o desenvolvimento do projeto, através da participação em diversas reuniões comunitárias e oficinas com a comunidade, promovidas pela ReNascer. 

reordenamento-07

As situações de vulnerabilidade são tratadas de forma especial, incluindo um acompanhamento mais intenso e personalizado da equipe social da ReNascer.

 

reordenamento-08

Todo esse trabalho é desenvolvido até que tudo esteja organizado e a comunidade pronta para seguir seu futuro de forma independente, com união e prosperidade!